domingo, 23 de março de 2014

Turquia abate caça-bombardeiro da Síria. Damasco denuncia uma "agressão flagrante"

Este domingo, a Turquia abateu pela primeira vez um avião de combate da Síria, que bombardeava forças rebeldes junto a um posto estratégico da fronteira entre os dois países.

A raia entre o Sul da Turquia e o noroeste da Síria é, há três dias, palco de combates entre o exército fiel a Bashar al-Assad e os rebeldes, pelo controlo do posto fronteiriço de Kassab.

O caça-bombardeiro sírio foi abatido pela defesa antiaérea turca, “uma agressão flagrante”, denuncia o regime de Damasco, que considera o incidente como mais uma prova da “implicação de Erdogan no apoio aos grupos terroristas (os rebeldes – n.r.) no interior do território sírio”.

Num comício nos arredores de Istambul, a uma semana das eleições locais, o primeiro -ministro turco, Recep Tayyip Erdogan avisou que se a Síria continuar com as “violações” do espaço aéreo, a “resposta, a bofetada que vão levar na cara vai ser muito forte”.

O chefe do executivo elogiou ainda o trabalho dos militares que abateram o caça sírio. O piloto do avião conseguiu ejetar-se.

Envolvido num escândalo de corrupção, com escutas que afirma serem falsas, Erdogan e o partido AKP têm no próximo domingo um importante teste à sua popularidade com o escrutínio para o poder local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário