quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Kuando Kubango Inavic defende investimentos no sector da segurança da aviação civil

Menongue - O director Nacional da Segurança e Bombeiros do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic), Francisco Pereira Martins, defendeu quinta-feira, em Menongue, província do Kuando Kubango, a necessidade de se investir no sector de segurança da aviação civil para se evitar possíveis acidentes no sector.

O responsável prestou estas declarações quando orientava uma palestra subordinada ao tema "Segurança da aviação Civil – Consequências e Perspectivas", dirigida aos novos membros da Comissão de Facilitação e Segurança da Aviação Civil do aeroporto de Menongue "Comandante Kuenha", que hoje tomaram posse, na sede provincial do governo.

Segundo o director, é preciso investir na segurança porque todo o investimento em prol desta é justificável, por mais caro que seja, tendo em conta que se assim não for se irá experimentar acidentes, consequentemente as percas humanas e materiais e daí os valores financeiros em si por gastar.

" Quando tudo vai bem num aeroporto é porque existe segurança em que todos os órgãos envolvidos no sistema estão empenhados, assim como os funcionários dos aeroportos. E quando algo vai mal, os que acorrem aos aeroportos dizem que não existe segurança. Daí ser necessário que se façam gastos na segurança para que todos os meios e equipamentos importantes para um determinado aeroporto estejam funcionais", pontualizou.

De acordo com Francisco Pereira Martins, a segurança de aviação civil é a combinação dos recursos humanos e materiais destinados a proteger a aviação civil contra actos de interferência ilícita.

Aos participantes, o prelector elucidou sobre a "Mentalidade de segurança", " Finalidade suprema da segurança da aviação civil", "A segurança de um voo que começa na terra e termina igualmente na terra", "Actos de interferência ilícita na aviação civil", "Factos motivacionais"," Convenções internacionais" e sobre "O programa nacional de segurança da aviação civil do Estado angolano".

Foram ainda aflorados aspectos relacionados com o Programa nacional de segurança da aviação civil (PNSAC), Categorias dos aeródromos, Provedores de serviços aeroportuários e de navegação aérea, Comissões de segurança dos aeroportos "CAFASEAC", Composição da Comissão de Facilitação e Segurança da Aviação Civil, Centro de operações de emergência, Segurança do perímetro e áreas restritas, Equipamentos de segurança, entre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário