terça-feira, 23 de abril de 2013

Autoridades negoceiam saída de moradores próximo do aeroporto


Menongue – As autoridades do município de Menongue, província do Kuando Kubango, estão a efectuar contactos com os cidadãos residentes próximo do Aeroporto Comandante Kwenha, tendo em vista uma possível transferência para áreas de menor risco.
A comissão multissectorial encarregue de promover esse diálogo com os munícipes considera perigosa a permanência destes naquele perímetro, razão por que quer iniciar a transferência ainda esta semana.
Segundo Jorge Maurício, director provincial da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), a instituição está preocupada com o facto de as casas ali erguidas poderem perigar o processo de pouso e decolagem dos aviões.
"Não se pode efectuar aviação como acontece, daí que em conjunto com a Administração Municipal de Menongue entrou-se numa acção concertada. As pessoas que construíram as suas casas no perímetro do aeroporto estão a arriscar as suas vidas", alertou.
De acordo com o responsável, além das vidas dos proprietários, também estes arriscam as vidas dos seus familiares, daí terem decidido, em primeira instância, sensibilizar e identificar essas pessoas, antes de entrarem no processo de transferência.
Considerou necessário que o município tenha construções modernas e devidamente autorizadas, para evitar-se que futuramente venha a acontecer a mesma situação de Mbanza Congo, província do Zaire, onde uma aeronave saiu da pista, há alguns anos, e matou pessoas.
Já o administrador municipal de Menongue, Antunes Huambo, membro da comissão, informou que há perspectiva de o aeroporto vir a ascender à categoria de internacional, razão pela qual estão a criar condições de desassoreamento do espaço, para criar zonas verdes entre outras áreas.
Adiantou que tão logo estejam criadas estas condições será mais um ganho para o Kuando Kubango, que faz fronteira com a Zâmbia e Namíbia, cujos cidadãos têm interesses naquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário