domingo, 18 de março de 2012

Aeroporto doméstico de Luanda duplicará capacidade

A capacidade de movimentação de passageiros no terminal de voos domésticos do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro vai duplicar depois de concluídas as obras de remodelação, ampliação e modernização que vai beneficiar nos próximos quatro meses, revelou esta terça-feira, em Luanda, o administrador de engenharia e manutenção da ENANA.

De acordo com Diógenes Manuel Silva, em entrevista à Angop, no aeroporto, a propósito do início das obras, além de melhorar as condições de voos, segurança e comodidade dos passageiros e companhias, «outro objectivo é o de duplicar a actual capacidade que em horas de pico suporta uma movimentação de passageiros de 600 a 700 pessoas, passando futuramente a acolher cerca de 1.300».

Por sua vez, informou que, dos 12 actuais balcões a funcionar o edifício passará a ter 25, os Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) passarão de dois para cinco balcões, assim como se vão aumentar também os espaços comerciais.

Segundo o entrevistado, «o aumento dos espaços não comerciais também é uma componente bastante fundamental para os novos desafios da empresa e, sobretudo, tendo em conta a realidade que as actuais infra-estruturas aeroportuárias estão a enfrentar, visando aumentar as receitas non-aviation que garantam a sustentabilidade para a gestão da referida infra-estrutura».

Quanto ao trabalho das companhias petrolíferas que operam para os voos domésticos, após as obras de reabilitação, anunciou o engenheiro, os processo de check-in serão unificados, podendo ser disponibilizados para as mesmas cerca de três balcões, tendo em conta a especificidade dos seus tipos de operações de voos. Entretanto, esclareceu, as referidas companhias vão continuar a usar os seus actuais espaços de serviço no terminal doméstico, onde passarão a fazer os seus embarques, briefings, processos de operações de embarque, entre outros, tendo acrescentado que todas as companhias que operam nos voos domésticos vão beneficiar das melhorias da ampliação e modernização do local.

O espaço do Terminal de Voos Doméstico efectua, diariamente, entre 13 a 15 voos regulares para vários pontos do país, para além de servir os passageiros que voam para as zonas de exploração petrolífera. A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), instituição adstrita ao Ministério dos Transportes de Angola, tem vindo a levar a cabo, desde 2009, um programa de reabilitação de aeroportos em todo o território nacional, tendo beneficiado já de tais obras vários aerogares provinciais e o próprio Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário