terça-feira, 25 de outubro de 2011

Luanda ganha asas com novo aeroporto

Monday, 24 October 2011
ImageO novo aeroporto de Luanda fica concluído dentro de dois anos e vai ter um fluxo de 15 milhões de passageiros e 600 mil toneladas de carga por ano. É uma infra-estrutura vital para o desenvolvimento de Angola e da região austral.

O ministro afirmou que em finais de Agosto do próximo ano é inaugurada a primeira fase, com a conclusão do edifício da administração aeronáutica, terminal VIP, área dos bombeiros, zona de voos norte, edifício do terminal principal e torre de controlo.

Localizado a 40 quilómetros de Luanda, numa área de 1324 hectares, o novo aeroporto vai ter duas pistas duplas, com capacidade para aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380. O empreendimento vai ter nos seus terminais 31 mangas, sendo 20 para a área internacional e 11 na área dos voos domésticos. A área da placa de estacionamento dos aviões vai ter 582 mil metros quadrados e a área para manobra dos aviões 5125 metros quadrados.

A construção do novo aeroporto internacional foi decidida em 2008, para responder ao crescimento do país e porque o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o maior do país, já não respondia à procura.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro operam regularmente 14 companhias aéreas e tem um movimento superior a um milhão de passageiros por ano. O novo aeroporto de Luanda vai transformar-se numa placa giratória para os voos na região da África Austral, à semelhança de Joanesburgo, na África do Sul.

A empresa chinesa CIF Aeroporto Construction está a erguer actualmente os terminais, as bases para construção da torre de controlo e a realizar os trabalhos de compactação das duas pistas norte e sul.

O ministro dos Transportes afirmou que o novo aeroporto dá resposta à missão fundamental do sector, que é desenvolver e e valorizar a posição estratégica. De Angola
"Um dos objectivos é transformar o novo aeroporto numa grande placa giratória na África Austral, por estar bem localizado e ser o maior aeroporto da região e do continente", disse o ministro. "Angola é um grande corredor aéreo internacional, bem localizado do ponto de vista estratégico", disse Augusto Tomás.

Com investimentos no sector aéreo, marítimo portuário e ferroviário, o país vai ter infra-estruturas fundamentais para relançar a indústria, agricultura, pecuária, pescas, turismo e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário