quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Primeiro a avião jato fabricado no Japão completa "com êxito" voo de teste

O primeiro avião comercial com motor a reação fabricado na história do Japão, o Mitsubishi Regional Jet (MRJ), completou hoje "com êxito" o voo de teste, etapa crucial que foi adiada por cinco vezes.

Primeiro a avião jato fabricado no Japão completa "com êxito" voo de testeA aeronave, propriedade do conglomerado Mitsubishi Heavy Industries (MHI), descolou do aeroporto de Nagoya, sob um céu azul e quase sem vento, aterrou sem problemas após aproximadamente uma hora e meia de voo, cumprindo um trajeto que não foi tornado público, escoltado por dois "caças" das forças de autodefesa.

O MRJ abre uma nova página na indústria da aviação do Japão, pois trata-se do primeiro avião comercial a ser fabricado em mais de meio século e do primeiro com motores a reação "made in" Japão.

Este foi o primeiro avião desde o "turboprop" YS11, um modelo com hélices, construído em 1962, cujo fabrico foi interrompido cerca de uma década depois.

O MRJ, bimotor, de 35 metros de comprimento, por 29 de largura, com cerca de 80 assentos, deverá voar com uma eficiência energética superior em 20% relativamente a outros 'jets' de passageiros de tamanho similar e capacidade para cobrir uma distância máxima de 3.800 quilómetros -- o que permite não apenas rotas domésticas, mas também ligações entre Tóquio e Xangai (China).

A aeronave estava a ser desenvolvida industrialmente desde 2008.

A Mitsubishi Aircraft recebeu mais de 400 encomendas por parte de companhias aéreas nacionais e estrangeiras, prevendo entregar o primeiro avião à ANA (All Nippon Airways) na primavera de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário