domingo, 29 de junho de 2014

Erosão do rio ameaça cabeceira do aeroporto da Catumbela

Catumbela - A Cabeceira do Aeroporto Internacional da Catumbela poderá ser tomada pelas águas do rio Catumbela, se medidas de contenção demorarem a ser tomadas, constatou hoje (quarta-feira) o governador de Benguela, Isaac Maria dos Anjos.


Acompanhado de uma equipa multissectorial, o governante visitou o local onde constatou que nos últimos 10 a 12 anos, antes da foz, o rio perdeu o seu anterior perfilamento, desviando largamente para o lado da pista, numa proporção considerável, o que já terá provocado algumas inundações da cabeceira, em períodos de enchentes.

Sem avançar horizonte temporal, admitiu que numa primeira etapa se vai trabalhar para repor o rio no seu antigo perfilamento, através de obras de engenharia menos onerosas, porém na etapa posterior poderão ocorrer obras tendentes a construção de um novo leito, capaz de eliminar as actuais curvas e erosões, num percurso (sensivelmente curto) que desemboca no oceano atlântico.

Segundo informações cartográficas apresentadas na ocasião, na última década  a jusante do rio Catumbela, principalmente ao sul da comuna da costeira de Praia Bebé, foi produzida uma série de erosões que terão provocado enormes constrangimentos àas autoridades administrativas, situação que urge mitigar com intervenções hidráulicas de fundo.

À par do rio que pode prejudicar a pista, o governador constatou que a falta de chaminês na costa atlântica da comuna da Praia Bebé está acelerar o alastramento das praias piscatórias para os campos agrícolas, inviabilizando a actividade camponesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário