segunda-feira, 23 de junho de 2014

Angola: Aeroporto internacional de Lunda vai custar 2.800 M€

 De acordo com o sumário do Despacho Presidencial n.º 46/14, de 02 de maio, o Contrato Comercial para a construção do novo aeroporto celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Empresa China International Fund Limited - CIF, foi aprovado no valor de 3.828.609.665 de dólares (2,8 mil milhões de euros).
 
Além disso, de acordo com o mesmo texto, consultado hoje pela agência Lusa, o despacho assinado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, "autoriza" o "Ministro das Finanças a desmobilizar" mais de 1,56 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) da Reserva Financeira Estratégica Petrolífera para Infra-Estruturas de Base, "para execução financeira do contrato em 2014".
 
A construção do novo aeroporto de Luanda arrancou em 2004 mas continua a ser desconhecida a data de conclusão, sucessivamente prorrogada e com paragens nas obras.
 
O projeto deveria ser financiado por fundos chineses englobados na linha de crédito aberta por Pequim para permitir a reconstrução de Angola, depois de terminado um período de três décadas de guerra civil.
 
O China International Fund Limited, entidade que financia o projeto, mantém no seu sítio oficial na internet esse desígnio, afirmando que tem em mãos a construção do "maior aeroporto em África", referindo-se ao que estava previsto para a comuna do Bom Jesus, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, já na província do Bengo.
 
Adianta o China International Fund Limited, com sede em Hong Kong, que o projeto contempla um terminal com 160 mil metros quadrados, com capacidade para movimentar 13 milhões de passageiros/ano e ainda um terminal de mercadorias de 6,2 mil metros quadrados que permitirá escoar 35 mil toneladas por ano.
 
O novo aeroporto internacional está implantado numa área de 1.324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.
 
A pista norte do aeroporto terá 4200 metros de comprimento, enquanto a sul, 3800 metros de comprimento, cada uma delas com 60 metros de largura cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário