domingo, 6 de outubro de 2013

Aeroporto de Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos está situado em um importante polo científico, tecnológico e industrial do Brasil, a cidade de Campinas, São Paulo. Conhecida por abrigar grandes centros universitários, a cidade tem acesso às melhores rodovias do país e possui um grande parque industrial instalado na sua região metropolitana.

Viracopos é o segundo principal terminal de cargas do Brasil, e o transporte de passageiros vem aumentando de maneira significativa nos últimos anos. É um dos aeroportos que mais crescem no país, e desde a sua concessão à iniciativa privada, uma série de melhorias e inovações vem sendo implementada através da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O objetivo é transformar o aeroporto Internacional de Viracopos no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

 Aeroporto de Viracopos 

Processo de licitação

Em fevereiro de 2012, por meio de leilão, o Consórcio Aeroportos Brasil, ganhou o direito de administrar o aeroporto de Viracopos por 30 anos. Formado pelas empresas TPI – Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation, o consórcio junto com a Infraero formam a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.

Seguindo um plano de investimentos, o MasterPlan, a Aeroportos Brasil Viracopos prevê um aporte de aproximadamente R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão divididos em seis ciclos de investimentos.

Ciclos de investimento

1° ciclo: maio de 2014, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá aproximadamente R$ 2,06 bilhões na construção de um novo terminal de passageiros com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas para aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas, além da ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves.

2º ciclo: 22 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2018;

3º ciclo: 45 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2024 e destaque para a construção da terceira pista;

4º ciclo: 65 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2033 e destaque para a construção da quarta pista;

5º ciclo: 80 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2038

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