quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Portugueses já têm balcões especiais no aeroporto de Luanda

Os cidadãos portugueses que entram em Angola pelo aeroporto de Luanda dispõem já de balcões especiais para os procedimentos de entrada, disse hoje à Lusa o porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

A medida, ainda de caráter provisório, deverá ficar completa até ao final do ano, quando o sistema RAPID (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente) for instalado na capital angolana, como sucedeu desde agosto em Lisboa.

"Numa primeira instância estamos a fazer o processo a nível do (Aeroporto Internacional) 4 de Fevereiro, através da sinalização de balcões específicos para permitir o escoamento em tempo útil de cidadãos portugueses", disse Simão Milagres.

O processo iniciou-se no passada semana no aeroporto de Luanda e, segundo o porta-voz do SME, à medida que outros aeroportos angolanos passarem a receber voos internacionais, como são o caso das instalações aeroportuárias no Lubango, Benguela e Namibe, também estes disporão do sistema RAPID.

O novo sistema foi inaugurado no passado dia 12 de agosto no aeroporto da Portela, numa cerimónia em que estiveram presentes os ministros da Administração Interna, de Portugal, Miguel Macedo, e do Interior, de Angola, Ângelo Veiga Tavares.

O sistema RAPID integra um projeto-piloto desenvolvido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), de Portugal, e o SME, com o objetivo de facilitar a circulação de cidadãos portugueses em Angola e angolanos em Portugal, em condições de segurança para os dois Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário