quarta-feira, 26 de junho de 2013

Exercício "Zambeze Azul" reúne tropa aérea de países da SADC na Catumbela

Aviação Militar

Catumbela – Forças aéreas de países membros do comité permanente da aviação militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão reunidas a partir de hoje, quarta-feira, no regimento de Caça Bombardeiros, situado no município da Catumbela (Benguela), no litoral centro de Angola, no quadro do exercício militar "Zambeze Azul".
Na abertura do encontro, o director do exercício, tenente-general Eugénio Carlos Bambi, em representação do comandante da Força Aérea Nacional, general Francisco Lopes Afonso, descreveu os objectivos do encontro, que se centram, principalmente, no chamado "Planeamento de Logística Militar –PLANELM", ou seja as contribuições dos países membros sobre os recursos humanos que serão empregues no exercício em alusão.
Disse que o encontro reveste-se de grande importância, por ser a conferência final de planeamento.
Acrescentou que ela tem como objectivo proceder a confirmação das contribuições dos países membros, ou seja saber até que ponto estes estão em condições de contribuir em recursos humanos, materiais e técnicos.
Já o representante do chefe do Estado-Maior do Planeamento da SADC, o coronel moçambicano Ricardo Timbre, disse que esta integração, ao nível da comunidade, permite também uma análise sobre a preparação das tropas de cada país.
De igual modo, acrescentou, permite o reforço das capacidades para a prevenção ou disposições das forças armadas dos países da SADC nas suas missões.
O encontro, a decorrer até ao dia 28 de Junho (sexta-feira), tem como agenda de trabalhos as "Disposições sobre prevenção de acidentes" e a "Entrega dos acordos técnicos" como os principais ângulos de abordagem.
Quinta-feira, segundo dia de trabalhos, as temáticas cingir-se-ão na apresentação e discussão do plano de apoio e abastecimento à navegação área, apresentação e discussão do complemento das células, doações de efectivos e meios, bem como uma deslocação ao centro de uniformização e treino.
Na sexta-feira, terceiro e último dia das discussões, os participantes efectuarão visitas, entre outros locais, à Escola Militar de Aviação (EMA), situada no Lobito, seguindo-se a adopção do comunicado final, no período da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário