quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cidadão gambiano detido no aeroporto com mais de dois milhões de dólares


Luanda – Um cidadão gambiano foi detido domingo, em Luanda, quando transportava mais de dois milhões de dólares norte-americanos, por volta das 08h30, na altura em que se fazia o embarque do voo da Taag, com destino à cidade de Joanesburgo, África do Sul, revelou hoje (segunda-feira), o director do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, engenheiro Costa Lima.
Falando à imprensa, a propósito do sucedido, o responsável deu a conhecer que o individuo foi detectado já no autocarro junto à aeronave onde subiam os passageiros, pois as suas características causaram suspeita às forças do sistema de segurança aeroportuária que encontraram na sua mochila o referido montante.
Entretanto, neste momento, o cidadão gambiano encontra-se detido pela polícia judiciária do aeroporto, que está a instruir o processo criminal, enquanto o valor financeiro encontra-se sob custódia das entidades alfandegárias, que depois de efectuados os tramites legais fará chegar o dinheiro ao Banco Nacional de Angola (BNA).
Segundo Costa Lima, "o sistema de segurança aeroportuária deteve o indivíduo devido às características que apresentava, assim como a forma em que se movimentava junto à aeronave, o que criou algumas suspeitas dos órgãos de segurança do aeroporto", sublinhou.
Para o director, com as novas medidas do Banco Nacional de Angola (BNA), que dificulta certos estrangeiros de saírem do país com avultadas somas em dólar, "muitos deles têm tentado usar o aeroporto e outras vias para levarem o dinheiro, mas, infelizmente, o nosso sistema de segurança aeroportuária funciona, daí que os que tentam são detidos".
Entretanto, o responsável admite haver alguns trabalhadores da comunidade aeroportuária envolvidos no caso que serão apresentados assim que o órgão da polícia judiciária local terminar o seu trabalho de investigação para apresentar outros dados e pessoas envolvidas.
De acordo com informações chegadas ao director do aeroporto, quatro cidadãos nacionais estão já detidos por suspeita de envolvimento no caso, enquanto dois outros, de áreas que evitou revelar, estão a ser localizados pelos órgãos policiais.
Ainda assim, disse, "o nível de segurança que o aeroporto tem está a funcionar daí que os cidadãos nacionais ou estrangeiros que tentarem violar as leis serão detectados pelo sistema de segurança aeroportuária, advertiu o engenheiro, que aconselhou igualmente aos trabalhadores do aeroporto a evitarem tais práticas, pois impedem o desenvolvimento de Angola", realçou.
Outros dados sobre o assunto serão apresentados nos próximos dias após a conclusão do trabalho da polícia de investigação criminal.
Ao cidadão nacional adulto é levar fora do país 15 mil dólares norte-americano, enquanto ao estrangeiro é exigida prova de residência e declaração do montante à Alfandega e/ou polícia fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário