sexta-feira, 26 de abril de 2013

Objectivos da CPP para realização do 'Zambeze Azul' alcançados com êxitos

 

Luanda – Os objectivos da Conferência Principal de Planeamento (CPP), que visa à realização do exercício aéreo multinacional denominado "Zambeze Azul", foram alcançados com êxitos, dentro do espírito de harmonia e cooperação que norteia a doutrina da SADC. 


A afirmação é do chefe da direcção de operações da Força Aérea Nacional (FAN), tenente-general Cunha Pinto, que discursava nesta sexta-feira, no encerramento da referida conferência, promovida pelo Comité Permanente de Aviação Militar da SADC, que decorreu de 10 á 12 do corrente, na capital do país.
 


Na sua intervenção, sublinhou que, a realização deste encontro advêm da necessidade de programação das tarefas e necessidades, a fim de que sejam atingidos os objectivos propostos, com a realização da manobra. 


O exercício "Zambeze Azul" das forças aéreas dos países da SADC, a ter lugar em Angola, em Junho próximo, tem o seu cenário a desenrolar-se-á num país fictício, denominado "República Unida de Lumhosa", e tem como capital política Saurimo (Lunda Sul) e económica Luena (Moxico), sedes das províncias respectivas. 


O país fictício (R.U.Lumhosa) é limitado a norte pela província da Lunda Norte, a oeste por Malanje e Bié, a sul Kuando Kubango e a leste pelas repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia, respectivamente. 


O exercício "Zambeze Azul" é multinacional com carácter humanitário, realizado por efectivos de imposição e manutenção de paz, e enquadra-se no programa de exercícios bienais, deliberado pelo Comité Permanente de Aviação Militar da SADC (CPAM), na sua 14ª Conferência, realizada em Maputo, Moçambique, em Abril de 2012.


Visa testar a inter-operabilidade e compatibilidade dos meios aéreos da SADC, exercitar os comandantes e estados-maiores na lida com a imprensa, bem como actualizar a doutrina colectiva e acordos de segurança. 


Participarão efectivos e meios aéreos dos estados membros, sendo o critério de participação das tropas e disponibilização dos meios baseado no princípio da voluntariedade e espontaneidade, de cada país.
 


O objectivo é desenvolver, praticar e avaliar a doutrina da SADC no planeamento e execução das operações de apoio humanitário, melhorar a cooperação regional em situações do género, assim como compatibilizar o conceito de um exercício aéreo com uma operação real de assistência humanitária.
 


Participaram da Conferência Principal de Planeamento, delegações de Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Moçambique, Namibia, Tanzania, Zambia e Zimbábue.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário