quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Low cost “empurram” clientes para o website da TAP

Mas em receita a maior rota é Luanda
 
"Onde tem low cost vendemos muito na internet", assinalou o administrador da TAP Luiz Mór, referindo que essa é a conclusão para a qual apontam estudos que a companhia fez no sentido de averiguar quais as rotas onde regista maiores vendas no seu website.
"Nós fomos procurar quais as rotas mais vendidas na internet e em número de passageiros são as rotas em que nós temos mais competição com as low cost", revelou, comentando de seguida que a conclusão que a companhia retira é que "a low cost empurra o cliente para a internet" e uma vez na internet, ele "compara e vai na TAP".
"O passageiro já sabe que não é líquido que o preço mais baixo esteja na low cost. Ele sabe cada vez mais isso e a nossa mudança de tom na comunicação foi muito atrás disso", reforçou Luís Monteiro, responsável de Marketing da companhia portuguesa.
O reverso é que "onde a competição com low cost é baixa a venda da internet é relativamente mais baixa", mas há surpresas, a primeira das quais é que em valor a rota mais vendida online é a rota de Luanda.
"Estamos a falar de um mercado que já está muito habituado a comprar na internet", explicou Paula Canada, referindo-se ao "passageiro habitual do Lisboa-Luanda-Lisboa".
De resto, em número de passageiros, as rotas mais vendidas online pela TAP são Londres e "desde que a easyJet começou a operar para o Funchal, o Funchal apareceu", referiu Carlos Paneiro, apontando ainda o caso de Genebra, "que está nos nossos top [de venda online], quer de Lisboa quer do Porto", e onde a companhia também tem "competição directa da easyJet".
"Depois aparecem o Paris, o Barcelona, que também está cá em cima, o Madrid e depois aparece também o Luanda", acrescentou.
Quanto ao peso que a venda online tem no Brasil, um mercado em que a TAP também não tem concorrência das low cost, Luiz Mór enfatizou que "a ferramenta é simples" e sublinhou que para um passageiro comprar hoje na TAP uma ligação, por exemplo Belo Horizonte - Paris, é actualmente tão simples quanto comprar o Belo Horizonte - Lisboa.
"E depois tudo está a empurrar para a internet. Até a escolha do hotel..." concluiu, reportando-se à crescente penetração de portais de venda de hotelaria.

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