terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Conselho de Administração da TAAG estabelece a excelência como objectivo

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Vista da reunião do Conselho de Administração da TAAG que decorreu em Menongue

 

O presidente do Conselho de Administração da TAAG, Pimentel Araújo, afirmou na cidade de Menongue, capital do Kuando-Kubango, que a companhia aérea nacional está a potenciar os seus serviços com meios tecnológicos modernos, para servir melhor o público.
Pimentel Araújo, que falava no decurso da sessão de encerramento do Conselho de Administração da TAAG realizado em Menongue, declarou que esse projecto diz respeito a quatro áreas fundamentais, designadamente, a excelência operacional, comercial (serviços ao cliente), financeira e organizacional.
O presidente da TAAG recordou que, entre os principais actos do processo de refundação da empresa, destaca-se a compra de novos aviões Boeing 777-200ER, 777-300ER e 737-700, mas a companhia também pode contar com outras infra-estruturas em construção, como o aeroporto na zona do Bom Jesus, a reabilitação do aeroporto internacional e doméstico de Luanda, bem como dos aeroportos das capitais provinciais e municipais.
Pimentel Araújo disse que desde Março de 2010 a TAAG decretou "tolerância zero" no que concerne ao atraso dos voos. Antes desse período, a taxa de pontualidade era apenas de 10 por cento, mas a partir de Outubro de 2011 a empresa passou a ter um índice de pontualidade na ordem de 90 por cento para todos os destinos da companhia."Outro elemento que contribui para a má prestação da companhia é o consumo de álcool ou de drogas no local de trabalho, razão pela qual criaram-se equipas conjuntas dos serviços clínicos e da segurança operacional, que tem vindo a realizar testes de surpresa entre os trabalhadores. Quem for apanhado por mais de uma vez nessas condições será expulso da companhia", advertiu.
No capítulo comercial, disse, destaca-se o aumento da rede de voos domésticos, regionais e internacionais, com realce para as novas linhas para o Porto (Portugal), São Paulo (Brasil), Pequim (China), Cidade do Cabo (África do Sul), a retomada dos voos para Havana (Cuba) e a substituição da rota do Sal para a Cidade da Praia (Cabo Verde). Entre as muitas inovações, apontou a compra dos bilhetes de passagem através do sistema multicaixa e o "check in"´, que pode ser feito pela Internet. A TAAG passa a dispor desde o dia 5 de Abril nos seus voos nacionais e internacionais de um novo serviço de "catering", fruto de um acordo com a LSG Sky Chefs, em parceria com a Enana, a AAC-Angola Air Catering e a Lufthansa, que se vai traduzir numa diminuição de cerca de 18 por cento do custo total de despesas e garantir lucros acima de 35 por cento. 

Escala de Menongue


O PCA da TAAG disse que a escala de Menongue, capital do Kuando-Kubango, já está a sentir os efeitos dessa modernização e a partir do dia 13 em curso começou a emitir bilhetes electrónicos. Agora, o "check in" também é feito através do sistema de controlo de partidas automáticas.
Pimentel Araújo afirmou que, apesar deste avanço tecnológico, a escala de Menongue ainda não pode receber as aeronaves do tipo 737-700, pelo facto de o aeroporto local se encontrar em reparação. "Recebemos a promessa de que até Agosto próximo, as obras de colocação do novo tapete ao longo dos cerca de 3.750 metros de comprimento da pista estarão concluídos e que, até lá, apenas o Boeing-737-200 pode operar para aquela região", esclareceu.
O PCA é da opinião que apesar de Menongue não ser um destino de tráfego muito elevado, a TAAG continua a garantir àquela cidade quatro frequências semanais com passagem pelas cidades do Cuito (Bié) e Huambo, estando para breve a reactivação do voo triangular Luanda, Ondjiva e Menongue.
Pimentel Araújo mostrou-se optimista quanto à modernização da rede doméstica, para permitir uma maior mobilidade de pessoas e bens, e disse que desde 2008 a empresa tem vindo a conhecer um crescimento na ordem de dois por cento e acrescentou que, em 2011, transportou 549 mil passageiros em voos domésticos.



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