sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ryanair aumenta taxas de bagagens

A Ryanair anunciou hoje aumentos das taxas que cobra por volume de bagagem despachada, em 25% no check-in e pagamento online apenas nos voos em época alta (de Junho a Setembro e no Natal) e entre 50% e 150% no check-in em call center ou no aeroporto tanto em época alta como em baixa.
Embora a companhia se centre no aumento de cinco euros que aplicará apenas em época alta, já a partir de 2012, na taxa de despacho de bagagem com check-in online, a tabela que publica mostra que as taxas de check-in em call center e nos aeroportos vão ser todas mais caras.
De acordo com a nova tabela, que entra em vigor nas reservas a partir da próxima quinta-feira, 15 de Dezembro, fazer o despacho de uma bagagem de até 15 quilogramas no call center ou no aeroporto aumenta 71,4%, de 35 para 60 euros, em época baixa e em época alta sobe 150%, de 40 para 100 euros.
Da mesma forma, se a bagagem for mais pesada, tendo até 20 quilos, a Ryanair aumenta a taxa no call center e nos aeroportos em 66,7% na época baixa, de 45 para 75 euros, e em 110% na época alta, de 50 para 105 euros.
O despacho de uma segunda bagagem de até 15 quilogramas, com check-in em call center ou nos aeroportos, aumenta, por sua vez, 50% na época baixa, de 70 para 105 euros, e 68,8% na época alta, de 80 para 135 euros.
Para o check-in e pagamento online do despacho de bagagens, a tabela indica que em época baixa se mantêm as taxas de 15 euros para uma bagagem de até 15 quilos, 25 para uma bagagem de até 20 quilos e 35 euros para uma segunda bagagem de até 15 quilos.
Em época alta, despachar uma bagagem de até 15 quilos vai custar para 25%, passando de 20 para 25 euros, se a bagagem for de até 20 quilos o aumento é de 16,7%, de 30 para 35 euros, e uma segunda bagagem de até 15 quilos passa a custar mais 12,5%, aumentando de 40 para 45 euros.
Além destes aumentos da taxa de bagagem, a low cost também encareceu a emissão de cartões de embarque nos aeroportos, em 50%, aumentando o preço de 40 para 60 euros.
A argumentação da Ryanair em relação aos aumentos do check-in de passagens é que a companhia aposta em continuar a "encorajar" os passageiros a "viajarem mais leves, especialmente durante os períodos de pico das viagens", quando se sabe é que nestes períodos que mais se concentram as viagens mais prolongadas e que exigem mais bagagem aos viajantes.
Em relação ao aumento mais forte no check-in em call center ou no aeroporto, a low cost diz que é para "encorajar o pagamento online das fees de bagagens".
A companhia também enaltece a sua política de permitir aos passageiros viajarem sem custos adicionais com um volume de bagagem de mão de até dez quilogramas.
Há algumas semanas foi notícia na imprensa internacional que a Ryanair estava a estimular com prémios pecuniários os funcionários dos aeroportos que detectem passageiros que viajam com bagagens de mão acima desse limite de peso.
Quanto à emissão da emissão de cartões de embarque, a low cost diz que o aumento é para "persuadir os menos de dez passageiros por dia que se recusam/falham em trazer os seus cartões de embarque (apesar de emails a relembrar) para o seu aeroporto de partida, como 99,9% dos passageiros da Ryanair já o fazem".
Daniel de Carvalho, um dos responsáveis de comunicação da Ryanair, citado no comunicado da low cost em que são anunciados os aumentos argumenta também que mais de 70% dos passageiros da companhia não serão afectados pelos aumentos, pois já não despacham bagagens.
De acordo com essa percentagem média indicada por Daniel de Carvalho e tendo em conta que na época alta deste ano (Junho a Setembro) a Ryanair transportou 30,8 milhões de passageiros, se cerca de 30% deles tivessem despachado bagagens aos novos preços, isso significaria que aproximadamente nove milhões teriam pago pelo menos mais cerca de 46 milhões de euros (considerando apenas o aumento de cinco euros do check-in online).
Em Portugal a Ryanair opera para os aeroportos do Porto e de Faro, sendo a companhia líder em ambos. Até Outubro a Ryanair transportou 1,97 milhões de passageiros em 13.074 voos de e para o Porto e 1,43 milhões em 9.526 voos de e para Faro.
No Porto, a companhia fez mais 44,9% voos que há um ano e tem mais 43,6% de passageiros. Em Faro, em número de voos o aumento é de 16,4% e em número de passageiros o crescimento é de 18,1%.

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