domingo, 11 de setembro de 2011

Tráfego Porto - África cresce 32% em Agosto e ultrapassa América do Sul

As novas operações no Aeroporto do Porto para Angola e para Marrocos levaram África a segunda principal origem/destino de voos intercontinentais em Agosto no Aeroporto do Porto, ultrapassando a América do Sul.
Os dados do Aeroporto indicam que as origens/destinos intercontinentais tiveram em Agosto um aumento do número de passageiros em 9,2% ou 4,3 mil, para 51,3 mil (7,5% do total do Aeroporto neste mês), que foi maioritariamente gerado nas ligações com África, nas quais o aumento foi de 32% ou quase quatro mil passageiros, para 16,4 mil.
Para esta evolução concorreram as novas ligações com Angola, pela operação sazonal da TAAG, que em Agosto transportou de e para o Porto quase 3,5 mil passageiros, e os voos da Ryanair e Royal Air Maroc para Marrocos.
Com esta evolução, e apesar da forte queda no tráfego turístico para a Tunísia (-56,1% ou menos 1,5 mil passageiros, para 1,2 mil), África ultrapassou a América do Sul no mês de Agosto entre as origens/destinos intercontinentais, ficando apenas atrás da América do Norte.
As ligações com a América do Norte somaram em Agosto 17,5 mil passageiros, +11,1% ou mais 1,7 mil que há um ano, e as da América do Sul somaram 15,2 mil, +4,4% ou mais cerca 0,64 mil que no ano passado.
Toronto, Canadá, foi a primeira origem/destino em voos regulares intercontinentais em Agosto, com 7,4 mil passageiros, mais quase 140% que há um ano, embora em charter tenha registado uma quebra de 43,5% para 2,55 mil, que é o total de passageiros transportado neste mês na nova operação da canadiana Sunwing em avião da euroAtlantic.
Seguem-se as rotas regulares da TAP para Newark, EUA, e São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil, que têm mantido a capacidade, pelo que a tendência em Agosto foi de crescimento marginal.
São Paulo foi a segunda rota intercontinental no Porto em Agosto, com 6,4 mil passageiros, +2,6% que há um ano, seguida do Rio de Janeiro, com 6,5 mil, +1,7% que em Agosto de 2010, e Newark, com quase 6,5 mil, +0,6% que há um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário