sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aeroporto de Luanda terá pista limitada durante doze dias


Luanda – A pista de precisão do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, denominada "23-05", terá funcionamento limitado devido a obras de intervenção correctiva, segundo informou hoje, terça-feira, o administrador para manutenção da Empresa de Navegação e Exploração de Aeroportos (ENANA), Diógenes Manuel da Silva.

Em entrevista à Angop, Diógenes da Silva informou que as obras, que terão a duração de 12 dias, serão feitas para superar um problema técnico, relacionado com abatimento de terra verificado há cerca de três meses.

"A nível da pista 23-05 existe um abatimento de terra verificada há cerca de três meses, originado por um sistema de drenagem com três passagens hidráulicas, formadas por manilhas que escoam as águas residuais", disse.

Acrescentou que uma destas passagens, situada a cerca de 600 metros da cabeceira "23", teve este abatimento que põe em risco a segurança de voo.

O responsável da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) concedeu a entrevista à Angop, momentos depois de se ter reunido com representantes de vários operadores aéreos nacionais e estrangeiras para apresentar a questão e fazer alguns acertos com vista a garantir segurança de voos

"A situação exige, em princípio, algumas medidas e posições operacionais para não se encerrar o aeroporto, daí que foram criadas já todas as condições de segurança para que se possa dar continuidade as operações, nomeadamente as aterragens e decolagens", referiu.

Explicou que a pista do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, com uma longitude de três mil 700 metros, estará limitada apenas a dois mil e 600 metros e os trabalhos de reparação serão efectuados no período das 22 horas às 5H00 da manhã.

Para o efeito, disse, acordou-se que das cinco da manhã até as 22 horas as transportadoras podem operar normalmente, enquanto que a intervenção será feira no período nocturno, a partir das 22h00 às 5h00 da manhã seguinte, "o que vai permitir e garantir a todos os operadores um equilíbrio em termos de segurança de voos".

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