sábado, 2 de julho de 2011

Aumenta concorrência entre companhias no percurso aéreo entre Luanda e Lisboa

Transportadora espanhola pode vir a ser uma das cinco maiores do mundo

Fotografia: Reuters

A partir de 30 de Setembro, a TAAG e a sua congénere portuguesa TAP vêem aumentada a concorrência com a entrada da espanhola Iberia no percurso entre Luanda e Lisboa, com duas ligações semanais (segundas e sexta-feiras) a partir de Madrid.
A TAAG oferece sete voos semanais entre Luanda e Lisboa, aos quais se devem acrescer dois que desde ontem se realizam com destino ao Porto, enquanto a TAP oferece dez voos semanais para a capital angolana e, por agora, afasta qualquer impacto negativo na sua operação conhecida como lucrativa. "Não me parece que tenha impacto. Não directamente", afirmou à publicação portuguesa "Diário Económico" uma fonte da companhia.
A Iberia anuncia um preço competitivo de 1.037 euros (um euro equivale a 133 kwanzas) de ida e volta, com taxas incluídas, menos 111 euros do que a tarifa da TAP para o dia 30 de Setembro (1.148 euros), mas pelo menos 660 euros menos do que a tarifa da TAAG de um ano, cotada em algo mais do 1.700 euros.
Uma tarifa de dois meses cotada em algo mais do que 800 euro, não tem estado disponível, de acordo com os serviços do call center da TAAG, quando contactados, na quarta-feira, pelo Jornal de Angola.
Por agora, a TAP não se mostra preocupada com o impacto desta operação do gigante espanhol, nem mesmo ao nível das tarifas. "Eles estão no mercado espanhol. Praticam os seus preços. Nós fazemos o nosso preço no mercado português", observou a mesma fonte.
Para começo de operação, a Iberia aponta para um número de três mil passageiros que semanalmente serão transportados num aparelho idêntico ao da TAP (Airbus A340-300). Para os dois destinos, a TAAG vai operar com o triplo seven.
Entretanto, a companhia aérea angolana começa no dia 1 de Julho a efectuar ligações directas entre Luanda e a cidade do Porto, tal como anunciou a transportadora em comunicado. Trata-se da segunda rota da TAAG entre Angola e Portugal, depois dos seus voos entre as capitais dos dois países. As operações terão uma frequência de dois voos por semana, com partidas de Luanda às sextas-feiras (23h00) e domingos (11h00), e do Porto aos sábados (11h00) e domingos (21h00). Não foram revelados os preços mínimos das passagens aéreas entre o Porto e Luanda.


Ao que se sabe, os preços mais baixos vão dos 750 euros, o bilhete de dois meses a 876 euros, também de dois meses. Ainda para a económica, os preços vão igualmente dos 1.040 euros para os bilhetes de três meses a 1.301 euros para os bilhetes de quatro meses.
A Iberia pertence em 51 por cento ao Estado espanhol, mas também é propriedade da alemã Lufthansa. A empresa foi constituída por pequenas companhias aéreas espanholas, obrigadas a fundir-se por ordem do governo espanhol, sucedendo assim à Classa e à Lape, anteriores transportadoras locais.
Em Abril de 2010, a companhia aérea formalizou uma união com British Airways. Se o aval final da Comissão Europeia e da Defesa dos dois países for positivo, será criada a quinta maior companhia aérea do mundo, com tráfego anual de 58 milhões de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário