terça-feira, 28 de junho de 2011

TAP vai ser privatizada na totalidade mas terá que manter “portugalidade

O programa de Governo de Passos Coelho prevê a privatização da totalidade da TAP, mas impõe como condições a "manutenção da imagem de 'companhia-bandeira' e "das suas principais operações baseadas no aeroporto de Lisboa".
Outra condição é a "manutenção do serviço de transporte aéreo para as ilhas".
O Governo também diz que "serão definidos de forma articulada" os modelos de privatização da TAP e da ANA, acrescentando que no caso da empresa dos aeroportos pondera "a transferência dos aeroportos da Madeira e dos Açores para a respectiva tutela".
O programa do XIX Governo Constitucional começa por assinalar que as empresas públicas do sector do transporte aéreo "têm apresentado uma tendência para resultados contabilísticos positivos, incluindo resultados não recorrentes, mas uma frágil estrutura financeira".
E acrescenta: "Os principais desafios neste sector, que mantém uma escala reduzida no contexto europeu, assentam na definição de um projecto de crescimento a longo prazo para a companhia aérea e no redesenho e reenquadramento regulatório do sistema aeroportuário".
A privatização da TAP é o tema da conferência que a APAVT promove na próxima segunda-feira, 6 de Julho, no ISEG, numa iniciativa que o presidente da Associação justificou com o facto de se tratar de "uma empresa estratégica no plano da Economia Nacional", acrescentando que "esta qualificação ultrapassa em muito o Turismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário