sexta-feira, 27 de maio de 2011

Avião da Air France caiu durante três minutos e meio

Os dados recuperados, para já, das caixas negras do avião que caiu em 2009, com 228 pessoas a bordo, mostram que o aparelho esteve três minutos em meio em queda até chegar ao mar.

O relatório divulgado esta sexta-feira pelas autoridades francesas indica que o painel de controlo do avião da Air France mostrou duas velocidades diferentes ao mesmo tempo, impedindo uma perceção correta da velocidade real do aparelho. A situação verificou-se durante menos de um minuto.

O filme de terror a bordo terá começado duras horas e meia após o início da viagem, com partida do Rio de Janeiro e Paris como destino. A tripulação apercebeu-se de uma zona de forte turbulência e o A330, depois de subir para cerca de 11.600 metros de altitude, iniciou uma rápida descida até se precipitar no mar.

O relatório indica ainda que o comandante, de 58 anos, estaria ausente do cockpit no momento em que foi dado o alerta, tendo regressado cerca de um minuto depois, após "várias tentativas" de contacto por parte da tripulação. Quando voltou à cabine, já o aparelho caía a uma velocidade de 10 mil pés por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário