terça-feira, 29 de março de 2011

INAMET vai formar técnicos que operam nos aeroportos em meteorologia aeronáutica

Luanda -  O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) de Angola vai formar, no quadro do seu Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE), os técnicos que operam nos aeroportos ao nível das províncias, em meteorologia aeronáutica, com vista a cumprir com os regulamentos da Organização Internacional de avião civil (ICAO), afirmou hoje, quarta-feira, o seu director, Benjamim Domingos.


No quadro da modernização e operacionalidade do "PDE" lançado segunda-feira, com a discussão pública do documento para recolha de contribuições, o INAMET prevê também a formação de técnicos superiores designados por meteorologistas "classe I", no âmbito do modelo da Organização Mundial de Meteorologia (WMO).

 

Segundo Benjamim Domingos, a iniciativa será dinamizada com o programa de formação através de um acordo a estabelecer entre o INAMET, a Faculdade de Ciências da UAN, a Universidade de Aveiro (Portugal) e Federal de Alagoas (UFAL- Brasil).

 

Esse protocolo vai dar apoio à reformulação do actual curso de Geofísica da Universidade Agostinho Neto (UAN), para que além da saída actual da geofísica, se possa ter mais dois, uma para a meteorologia e outra para a oceanografia.

 

Estes cursos, no que respeita a cadeiras de especialidade, será apoiado por professores das universidades acima referidas, enquanto se avança com um programa de doutoramentos no exterior de docentes angolanos.

 

Este programa de formação para o período 2011-2017, está avaliado em oito milhões 262 mil e 771 mil dólares norte-americanos.

 

Outra iniciativa a ser implementada será a promoção dos actuais técnicos "classe IV", com o 12 º ano, a "classe III", através da realização de um curso de técnicos de meteorologia, de acordo com os padrões exigidos pela Organização Meteorológica Mundial (WMO).


Outra linha importante a ser desenvolvida está relacionada com a área de investigação e desenvolvimento, sendo um projecto que pretende interligar com áreas de recuperação de custos, integrando acções necessárias de vários utilizadores a que se procurará dar respostas.

 

As áreas da navegação aérea, agricultura, construção civil, recursos hídricos, pescas, segurança marítima incluindo portos, transporte e plataformas petrolíferas são tidas como prioridades para o INAMET.

 

Dos vários projectos a desenvolver, já estão listados alguns termos de referência ligados com o sistema de informações meteorológicos para a aviação "Aviation-Angola", projecto-piloto para gestão integrada dos serviços climáticos para Luanda, monitoramento e modelagem em bacias petrolíferas em Angola "Petronet", e outros.

 

Assim, dentre outras acções, espera-se que em 2017, final do período que cobre o seu PDE, o INAMET seja a nível nacional uma instituição líder na área da clima e em toda a problemática associada da variabilidade e das alterações climáticas, constituindo-se como um centro importante de apoio à decisão e um Instituto moderno com uma forte componente de serviço público compatibilizado com uma outra área de prestação de serviços para o sector produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário