quarta-feira, 9 de junho de 2010

AVIÕES MAIS ECOLÓGICOS

MIT DESENVOLVE NOVO CONCEITO DE AVIÕES QUE PODERÃO REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM ATÉ 70%

Uma equipe liderada pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) apresentou à NASA o conceito de duas aeronaves que poderão reduzir em até 70% o consumo de combustível em comparação aos aviões de hoje, e em até 75% a emissão de NOx (nitróxido de oxigênio). A iniciativa é parte de uma pesquisa destinada a identificar tecnologias que permitam produzir aeronaves mais eficientes até 2035 e inclui empresas como Boeing, GE Aviation e Northrop Grumman. Os projetos são destinados a substituir aeronaves do porte do Boeing 737 e Boeing 777.

O modelo D, para 180 passageiros, utilizaria uma fuselagem mais larga, do tipo bolha dupla, e os motores ficariam na parte traseira da aeronave. Para reduzir o arrasto e o consumo de combustível, as asas seriam maiores e mais finas com uma cauda menor. A aeronave, no entanto, voaria aproximadamente 10% mais lento do que o atual Boeing 737. A equipe do MIT desenhou duas versões do modelo, uma produzida com novos materiais, 70% mais eficiente, e outra feita em alumínio e materiais utilizados hoje pela indústria aeronáutica, que seria 50% mais eficiente. Esta última é considerada a proposta de menor risco para um futuro próximo. Já o modelo H, para 350 passageiros, tem um desenho inovador conhecido como BWB (Blended Wing Body), em que as asas e a fuselagem se fundem em uma estrutura única, de formato triangular. O conceito BWB vem sendo estudado há anos pela indústria aeronáutica, porém, até hoje ainda não encontrou uma aplicação prática.

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