sábado, 8 de maio de 2010

Iberia e Delta Airlines pretendem voar para Angola


Negociações em curso podem conduzir, em prazos ainda não determinados, à abertura de ligações aéreas entre as capitais da Espanha e de Angola, Madrid e Luanda, bem como entre a cidade norte-americana de Houston e a nossa capital, disse uma fonte institucional angolana ao Semanário Angolense.
De acordo com a fonte, a ligação entre Madrid e Luanda seria inicialmente assegurada pela companhia espanhola de bandeira,a Ibéria, mas esse é exactamente um aspecto em que as autoridades angolanas estão a fazer finca-pé.
A fonte revelou que no quadro das negociações agora em curso entre as autoridades aeronáuticas nacionais da Espanha e de Angola, respectivamente, a Agencia Estatal de Seguridad Aérea (AESA) e o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), com vista a estabelecer as condições da operação de voos entre Madrid e Luanda, os angolanos solicitaram que a TAAG seja também autorizadas a cruzar os céus e poisar em solo espanhol.
O INAVIC, em nome do Governo angolano,colocou sobre a mesa de negociações a proposta de a TAAG passar a operar para Madrid nas mesmas condições em que a Ibéria estiver a explorar essa rota.
Essa é, aliás, uma condição que as autoridades angolanas voltam a colocar em relação à operação dos voos entre Houston e Luanda pela companhia norte-americana Delta Airlines. Segundo a fonte que tem estado a ser citada, «é nosso interesse que essas e outras companhias só venham ao nosso país desde que a TAAG seja autorizada a voar para os seus países nas mesmas condições».
E se com a Espanha, com quem as negociações estão aparentemente mais avançadas,
«nada está ainda definido sobre a data de início das operações», tal como indicou a fonte, com a Delta Ailines as coisas podem estar a ser mais complicadas.
Apesar de informações obtidas pelo Semanário Angolense terem dado como certo o facto da companhia norte-americana ter considerado agora removidos os problemas de segurança em razão dos quais vinha protelando a abertura da linha entre Houston e Luanda, com eventual escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde, fonte autorizada em Luanda declarou que as posições iniciais da Delta se mantêm.
Contra os rumores que diziam que os norte-americanos da Delta tinham considerado «preenchidas» as condições de segurança que reclamavam inicialmente, com base na instalação de equipamento electrónico adquirido à China, para sujeitar passageiros e bagagem a exames minuciosos, a fonte do Semanário Angolense apontou para o que disse serem «pressões».
A fonte disse que do lado da Delta continuam a chegar «pressões para a resolução das pendências», revelando que deve, contudo, antes do início das operações da Delta, será assinado um acordo aéreo entre os dois países, o qual está a ser negociado, assim como regularizadas as questões ligadas ao Secutity e ao Safety aeroportuário.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, realce-se, foram recentemente investidos USD 180 milhões (um dólar equivale a 93 kwanzas) em melhoramentos. A qualidade das obras, efectuadas pela portuguesa Somague, tem sido alvo de críticas públicas devido ao suposto registo posterior de infiltrações de águas pluviais em áreas do aeroporto em que as obras ocorreram.
A companhia aérea espanhola Iberia (Linhas Aéreas de Espanha) foi fundada a sete de Julho de 1940, pertencendo em 51 por cento ao Estado espanhol, mas sendo também propriedade da sua congénere alemã Lufthansa.
Delta Airlines é uma das mais importantes companhias aéreas dos Estados Unidos com sede na cidade de Atlanta. A companhia era a segunda maior do mundo, apenas atrás da United Airlines em termos de passageiros (aproximadamente 119 milhões em 2005); a partir de 30 de Outubro de 2008, com a incorporação da Northwest Airlines, manteve-se como uma grande empresa aérea mundial.
A Delta Airlines tem destinos em todo o mundo, incluindo as Américas (Norte, Sul e Central), África, Ásia, Europa, Médio Oriente e Caraíbas. A companhia tem 332 destinos, em 57 países e nos cinco continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário