quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cooperação Militar Angola-Portugal

Luanda - O ministro português da Defesa, Augusto Santos e Silva, considerou hoje (quarta-feira), em Luanda, “muito positiva” a visita que realizou a Angola, no âmbito da sessão ministerial da 12ª reunião da comissão bilateral Angola-Portugal, que culminou com a assinatura de um novo acordo de cooperação.

O referido acordo no domínio militar vai definir a colaboração entre os dois países no quadro do programa da comissão técnico-militar para o quadriénio 2011/2014 que regulará a cooperação durante os próximos quatro anos.

Em breves declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, antes do seu regresso a Lisboa (Portugal), o governante deu a conhecer que neste acordo as duas partes reforçaram os projectos que estão a correr bem, assim como lançaram novos programas.

Dos projectos em curso e que serão reforçados, apontou o ligado ao apoio à formação de militares angolanos em Portugal, ajuda às escolas de formação angolanas, nomeadamente o Instituto Superior de Guerra, a nova academia militar do exercito, a Escola de Formação Aeronáutica no Lobito (Benguela), o centro de instrução para as operações de paz, assim como os relacionados com a saúde militar.

Entretanto, disse, foram inseridos dois novos projectos que iniciam agora, entre os quais o relacionado com o apoio técnico aos estados maiores do exercito e da força aérea angolana.

De uma forma geral, a avaliação ao programa de cooperação bilateral tem se desenvolvido de uma maneira “bastante positiva” o que recomenda as duas partes a reforçarem a sua interacção que, nesta nova etapa da cooperação, vai consistir em atender a área da colaboração em matérias de indústria empresarial de defesa e segurança, que podem ser usados para fins militares e civis (botas, batas, toalhas, calçados, fardas).

Com a assistência da assessoria portuguesa em Angola foram já formados mais de seis mil militares, no âmbito de todos os projectos referenciados.

O titular luso da Defesa, que chefiou uma delegação integrada por 12 elementos, foi recebido terça-feira em audiência pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, tendo mantido igualmente um encontro com o ministro da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, que encabeçou a a comitiva nacional nas conversações.

A 12ª reunião da comissão mista Angola/Portugal foi antecedida de uma reunião de peritos iniciada sexta-feira última, cujos trabalhos terminaram segunda-feira.

O referido fórum técnico foi orientado, pela parte angolana, pelo director nacional de Relações Internacionais do Ministério da Defesa Nacional, almirante André Gaspar Mendes de Carvalho, e pelo director dos Serviços de Cooperação Técnico-Militar do Ministério da Defesa de Portugal, João Pedro Saldanha Serra, em Luanda desde quinta-feira última.

Augusto Silva, que terminou hoje a sua visita de 24 horas ao país, recebeu no aeroporto cumprimentos de despedida do vice-ministro da Defesa para a Política de Defesa, almirante Gaspar Rufino, do embaixador luso em Luanda, Francisco Ribeiro Telles, e de funcionários seniores do pelouro militar e da missão diplomática lusa.

Angola e Portugal mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios, com destaque para os sectores da defesa, polícia, saúde, educação, desportos, cultura, infra-estruturas e obras públicas, hotelaria e turismo, agricultura e comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário