sábado, 27 de fevereiro de 2016

Russos homenageiam angolanos

Quatro oficiais da Força Aérea Nacional foram homenageados ontem pela União Russa dos Veteranos de Angola, em reconhecimento dos feitos na defesa da pátria e por terem aplicado convenientemente os conhecimentos adquiridos na antiga URSS na fase da formação em diferentes academias.

Os homenageados são o brigadeiro Fernando Kinanga, formado na Escola de Aviação de Frunze como piloto de helicópteros Mi-25 e que participou activamente na guerra que culminou com a paz definitiva, os coronéis Carlos Augusto Lopes "Implacável" e António José Fernandes Camolacongue "Bob". O primeiro, pertencente à Defesa Antí-Aérea, abateu, em 1981, na Huíla, dois aviões do tipo Mirage, da Força Aérea da África do Sul que à época invadia o Sul de Angola. O segundo, engenheiro em electrotecnia pertencente às Tropas Rádio-Técnicas teve um desempenho notável nas operações militares. 
Outro homenageado foi o tenente-coronel Ndombassi Songo, piloto-aviador de Mig-21 formado igualmente na Rússia, actual comandante de bordo do IL-76, com participações de destaque em várias operações no Luena e no Cuando Cubango. Em reconhecimento à bravura e patriotismo demonstrados, a União Russa de Veteranos de Angola outorgou medalhas e lembranças. 
A actividade teve lugar à margem da reunião de dirigentes do Ramo que terminou ontem, em Luanda. Na ocasião, um dos membros da associação, Alexander Cherkarssky que colocou as respectivas medalhas aos homenageados, disse que a outorga das medalhas reconhece a capacidade e o exemplo de muitos jovens formados nas academias do seu país, que "têm ao longo dos tempos sabido aplicar o que apreenderam, contribuindo favoravelmente para a pacificação e engrandecimento de Angola". Em declarações à imprensa no final do acto, o brigadeiro Fernando Kinanga manifestou-se regozijado pela homenagem, e disse que o gesto serve para "incentivar as novas gerações ao empenho e ao patriotismo". O coronel Carlos Augusto Lopes "Implacável" disse que enquanto tiver forças vai continuar a ajudar o país, nesta fase de consolidação da paz e da integridade territorial.
No seu discurso, o comandante da Força Aérea Nacional, general Francisco Afonso, agradeceu o gesto da Associação Russa de Veteranos de Angola pelo reconhecimento, e salientou que o gesto redobra a responsabilidade dos homenageados "no cumprimento das missões futuras de dever sagrado da pátria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário