segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Angola/Aviação: Simulador custa ao Estado cerca de 4 milhões de dólares norte-ame

Luanda - Cerca de quatro milhões de dólares norte-americanos é o que custou ao Estado a aquisição do simulador Maxsim 240º ATC 3d aeródromo e o radar para formação de quadros no país, revelou, quarta- feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel Ceitas.


Falando à margem da cerimónia de inauguração do simulador, o engenheiro referiu que o equipamento é uma mais-valia para o sector no que concerne a formação de quadros, uma vez que, doravante,  os quadros da empresa serão formados no país.

Lembrou que anteriormente esta formação era feita no exterior e em números reduzidos.

Segundo Manuel Ceitas, o simulador vai permitir formação de qualidade aos técnicos da ENANA, visto que o equipamento é dos melhores que existe no mercado aeronáutico.

Com este sistema, aliado ao Centro Aeronáutico de Informação (CAI) que está apetrechado com tecnologia de ponta, afirmou o PCA da ENANA, a empresa vai igualmente capacitar  técnicos de alguns países da região.

"Este equipamento vem melhorar a segurança e qualidade do serviço prestado pela ENANA, bem como dar cumprimento ao Programa de Gestão do Espaço Aéreo Civil, que está em execução", reafirmou.

A respeito, adiantou que numa altura  em que se fala de céus seguros, é importante valorizar o funcionamento deste tipo de equipamento para aviação angolana.

O simulador está dotado de uma série de eventos pré-programados e automatizados com a finalidade de reduzir ao máximo a intervenção humana como instrutor, supervisor ou pseudo –piloto. O mesmo vai diminuir igualmente os custos operacionais com a formação no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário