segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Serviço aeronáutico do INAMET reconhecido internacionalmente

Luanda - A Empresa Internacional de Certificação (EIC) realizou, este mês, uma auditoria de acompanhamento ao Instituto Nacional de Metereologia e Geofísica (INAMET), tendo concluído que o mesmo continua a prestar um serviço metereológico credível junto dos aeroportos domésticos.

A auditoria é decorrente da certificação ISSO 9001:2008 atribuída pela IEC, em 2013, ao INAMET, com validade de três anos, para área de meteorologia aeronáutica nos aeródromos e ou aeroportos de Luanda, Lubango, Luena, Benguela, Ondjiva, Cabinda e Huambo, soube hoje a Angop através de um comunicado de imprensa. 

Como consequência, refere a nota do INAMET, Angola ganha maior segurança na navegação aérea internacional, assim como a companhia de bandeira nacional (TAAG) granjeia mais credibilidade a nível mundial, tendo em conta que a informação meteorológica é vital para a segurança nas operações aéreas.

No mesmo contexto, o INAMET informa que durante a auditoria foram detectadas seis pequenas inconformidades, prontamente corrigidas, e que neste momento estão em fase de preparação a certificação dos aeródromos de Malanje, Lunda Norte, Mbanza Congo, Soyo, Namibe, Cuito e Uíje. 

A ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A versão ISO 9001:2008 é uma versão actual da norma, aprovada no fim de 2008. Foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto.

A República de Angola é membro da Organização Mundial de meteorologia (OMM) desde 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário