domingo, 31 de agosto de 2014

Cabinda conta com aeronave especializada na detecção de derrames de crude

Com a apresentação da aeronave, de acordo com uma nota de imprensa, a Chevron reitera a sua determinação e investimento na preservação do meio ambiente, como condição indispensável para o sucesso das suas operações em Angola.

O documento indica que a companhia, que assume uma atitude proactiva perante a eventualidade de riscos inerentes às suas operações, realizou quarta-feira um exercício de Resposta a Derrames de Nível II, no Aeroporto Provincial de Cabinda.

Este trabalho, pontualiza a nota, compreende diversas actividades de campo, incluindo exercícios com a utilização de dispersantes e protecção de áreas sensíveis.

Esclarece que o exercício servirá para aferir a eficácia dos recursos humanos, equipamentos e procedimentos ao dispor da Chevron no combate a derrames de grande dimensão.

O objetivo da simulação visou verificar as melhores técnicas para proteger o ambiente, a prevenção da deterioração do ecossistema marinho e da população nas áreas de operações face a riscos inerentes à actividade petrolífera, para além minorar as consequências de situações que, podendo ter origens externas à companhia, possam vir a ter repercussões negativas na sua actividade.

A apresentação realizada em Luanda, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, contou com a presença de entidades envolvidas na resposta a emergências, como representantes da Força Aérea Nacional, Marinha de Guerra, Instituto Marítimo Portuário de Angola, Ministério do Ambiente, do Interior, dos Petróleos, Sonangol, Enana e Inavic.

Manuel Graças de Deus, director de Saúde, Ambiente e Segurança Industrial da Chevron disse que a companhia tem um desempenho de classe mundial em Angola ao nível de segurança industrial e protecção ambiental.

"Com este tipo de operações de prevenção pretendemos manter-nos como companhia de eleição, em matéria de segurança industrial e de transparência junto das instituições e comunidades onde operamos. Proteger as pessoas e preservar o meio ambiente é um dos principais valores da Chevron, motivo pelo qual procuramos monitorar as descargas operacionais realizadas no mar e desenvolver procedimentos adequados para minimizar o impacto de possíveis derrames".

Em 2010, o Ministério do Ambiente de Angola distinguiu a Chevron com o Prémio Palanca, devido ao seu desempenho ambiental no país.

Em 2012, a revista Exame Angola indicou que a Chevron como sendo a empresa mais sustentável e socialmente responsável a operar em Angola. E em 2013 e 2014, o MINAMB reconheceu a Chevron com o prémio de Qualidade Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário