quarta-feira, 16 de julho de 2014

Novos materiais na indústria aeronáutica


As companhias aéreas querem poupar no combustível, com aviões mais resistentes e sem por em causa o conforto dos passageiros.

Nos últimos anos, os grandes fabricantes de aviões têm apostado em peças feitas com materiais compósitos: materiais inovadores que prometem tornar os aviões mais leves e resistentes.

"Quando olharmos pela janela do avião no futuro, para a hélice do motor vamos ver um material compósito inovador. No que toca à inovação, o tamanho não conta", explicou Paul McDowell, repórter da euronews em Farnborough.

Uma das inovações que tem dado que falar é um pequeno material, feito de milhares de nanotubos, desenvolvido pela empresa Surrey Nanosystems.

O material foi apresentado no Salão Aeronáutico de Farnborough, em Inglaterra, um dos grandes eventos mundiais do setor da aviação.

"É um revestimento que absorve a luz. É feito de milhões de pequenas nanopartículas que aborvem 99,96 por cento da luz. É um material usado para neutralizar a luz em sistemas sensíveis como câmaras de infra-vermelhos, satélites de observação da terra e mísseis. É importante reduzir a quantidade de luz direta e obter uma boa relação sinal-ruído", explicou Steve Northam, responsável da Surrey Nanosystems.

Nenhum comentário:

Postar um comentário