terça-feira, 8 de julho de 2014

Angola entrega a Cuba reabilitação e modernização de aeroportos

Angola entrega a Cuba reabilitação e modernização de aeroportos
Os Governos de Angola e Cuba assinaram um Memorando de Entendimento que incide essencialmente em empreitadas que Angola concede à parte cubana para a construção de aeroportos num período de três anos. O documento foi assinado quarta-feira em Havana, no âmbito da visita de Estado que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, realizou a Cuba.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, considerou "bastante importante" a visita de José Eduardo dos Santos à Cuba em termos de amizade e das relações que unem os dois países.

José Eduardo dos Santos manteve um encontro em privado com o seu homólogo de Cuba, Raul Castro, no qual ambos passaram em revista as relações bilaterais e o quadro internacional global, frisou o chefe da diplomacia angolana.

"Fez-se a avaliação de todos os outros setores que em que colaboramos com Cuba, como a saúde, educação, os desafios que cada um dos nossos países têm, portanto, foi uma visita muito importante", sublinhou Georges Chikoti.

Também em declarações à imprensa, o ministro angolano dos Transportes, Augusto Tomás, disse que Angola e Cuba têm "laços fortes de cooperação" no setor dos transportes, destacando a participação cubana na reabilitação e modernização dos aeroportos do Cuito Cuanavale e do Menongue, na província do Cuando Cubango, e de Ndalatando, na província do Cuanza Norte.

Segundo Augusto Tomás, os acordos agora assinados visam a manutenção dessas infraestruturas, bem como a reabilitação e modernização dos aeroportos do Negage (Uíge), Jamba, Mavinga (Cuando Cubango) e Cahama (Cunene).

"Para aqueles projetos, cujos trabalhos a nível executivo estão já avançados e já existem aspetos técnicos negociados poderemos iniciar em 2014. É um pouco o programa que vai abarcar os anos 2014 até 2017", elucidou.

Além das empreitadas de reabilitação, foram também discutidas a possibilidade de formação de quadros angolanos para os quatro ramos do setor dos transportes "considerando a importância do capital humano no domínio da manutenção e preservação dos investimentos que o Estado está a realizar", referiu Augusto Tomás.

Angola e Cuba mantêm relações desde Novembro de 1975, ano em que o país africano se tornou independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário