quarta-feira, 11 de junho de 2014

Novo Boeing a caminho


Uma delegação das Linhas Aéreas de Angola assinou, em Washington, os documentos da transacção  que vai culminar com a aquisição de mais uma aeronave Boeing 777-300 ER. O acto decorreu no escritório da firma de advogados Vedder Price.

TAAG rubricou os contratos com a CAMEIA LLC (responsável pelo aparelho enquanto durar o financiamento), PFECO (Corporação de Exportação Privada), Wells Fargo Bank Northwest National e o EximBank dos Estados Unidos, com garantia deste último e do Executivo, no valor de 77 por cento do montante total, sendo 12 por cento do Banco britânico HSBC e 11 por cento de um sindicato de bancos angolanos criados pelo BNI, com a garantia de Angola.
Os contratos de financiamento foram assinados por Adriano de Carvalho, pela TAAG, Vicent Herman, vice-presidente da PFECO, Richard Hodder, pelo HSBC, e David Fiore, responsável da Divisão de Transportes do EximBank dos EUA. O Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) tem como atribuição examinar a documentação relacionada com a operação realizada e a manutenção do aparelho, enquanto à ENSA compete tudo o que se relaciona com o seguro da aeronave.
O administrador da TAAG disse que o acréscimo de um Boeing 777-300 ER representa um passo significativo no processo de expansão da frota intercontinental e vai permitir ampliar a rede nacional da companhia, retomando os seus serviços para Paris e Londres nos próximos tempos e consolidando a presença da TAAG em Lisboa e Havana, o que vai permitir que a companhia esteja melhor ligada ao mundo, com mais destinos e custos de transportação mais baixos.
Adriano de Carvalho disse ainda que o crescimento vai alavancar o desenvolvimento da companhia e facilitar o fluxo de passageiros entre a América do Sul e a África Austral, Extremo e Médio Oriente e África Austral. Olhando para o futuro, o responsável da TAAG salientou que o crescimento acelerado está a ser movido por um desenvolvimento sustentado da economia angolana e é suportado pela abertura do novo aeroporto de Luanda.
"A TAAG está optimista em relação ao futuro, atenta às suas responsabilidades e vai continuar a reforçar o seu compromisso com relação à excelência e implementar soluções definitivas para os novos desafios", adiantou Adriano de Carvalho, acrescentando que vai continuar a bater-se "por uma melhoria de excelência operacional, consolidando a imagem como uma companhia fiável e eficiente". A cerimónia de assinatura foi testemunhada pelo embaixador de Angola nos EUA, Alberto Ribeiro, representantes da Boeing, do EximBank dos EUA e diplomatas angolanos. De Washington, a delegação segue na próxima semana para Seattle, onde se situa a sede da Boeing, para a recepção do aparelho que, de acordo com o programa, se prevê que deixe aproximadamente três dias depois o espaço aéreo norte-americano, rumo a Luanda.
Na base Everett, em Seattle, vão estar presentes membros do Executivo, o embaixador de Angola nos EUA e representantes da imprensa nacional a fim de presenciarem a partida da aeronave baptizada com o nome Ebo, a batalha que se realizou no Cuanza Sul, crucial para impedir a entrada, na capital do país, das tropas estrangeiras antes da proclamação da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Fontes da TAAG anunciaram que até 2016 vão ser adquiridas à Boeing mais duas aeronaves do tipo 777-300 ER que se prevê que cheguem ao país em Dezembro de 2015 e Março de 2016, respectivamente. Em 2011, duas aeronaves do mesmo tipo foram adquiridas pela TAAG, no âmbito da modernização da companhia, fazendo  face às exigências do mercado internacional, alargando a sua frota e proporcionando cada vez mais um serviço de qualidade aos seus clientes. 
Além do administrador da TAAG, a delegação integra Adelaide Godinho, directora do Gabinete Jurídico da companhia, representantes do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), e da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário