quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TAAG forma 70 técnicos em manutenção de aviões

por Ana Serafim
Formação na companhia aérea angolana acontece em parceria com a TAP. Dura 23 meses e ajuda a reparar aviões seguindo os requisitos internacionais.

A TAAG vai formar cerca de 70 angolanos em manutenção de aviões, numa parceria com a companhia aérea TAP. Desde 7 de Janeiro que está a decorrer, no centro de instrução da transportadora angolana, em Luanda, o curso de Formação Básica para Técnicos de Manutenção de Aeronaves, cujas primeiras duas turmas abrangem 36 alunos. Em Abril, começam mais duas.

Ministrada por técnicos da TAP, a formação dos 70 quadros – seleccionados entre 1.100 candidatos – durará 23 meses. Dividida em 13 módulos, engloba aulas sobre física, matemática, electricidade e electrónica. Mas também matérias mais específicas relacionadas com a electromecânica e electroaviónica, incluindo, por exemplo, o funcionamento de motores e hélices.

O objectivo das duas empresas é que, no fim do curso, os quadros da TAAG tenham capacidade e competências para realizar este tipo de formação de maneira autónoma. Além disso, a iniciativa permitirá à empresa ter mais recursos humanos e engenheiros especializados em reparação e manutenção de aviões. Geralmente alvo de grande investimento, este é tido como um dos departamentos mais sensíveis e importantes numa companhia aérea.

Com a associação à TAP, a TAAG beneficia do reconhecimento internacional que a empresa lusa detém ao nível da manutenção de aeronaves, já que foi a primeira a obter certificação por parte do Instituto Nacional de Aviação Civil, em Portugal. E cumpre os requisitos europeus da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Parceiras na formação há mais de uma década, as duas transportadoras têm ainda trabalhado juntas noutras áreas, como a consultoria – a TAP participou na construção e apetrechamento do centro de instrução da TAAG – e a qualificação em Gestão para as chefias da empresa angolana.

Desde 2009 que ambas colaboram também no desenvolvimento de projectos da Direcção de Manutenção e Engenharia da TAAG, visando melhorias técnicas e redução de custos operacionais, explicou ao SOL fonte oficial da TAP.

Venda de materiais e componentes, gestão de reparações e garantias de peças, elaboração de estudos sobre oficinas e laboratórios de manutenção e calibrações de equipamentos ou desenho de projectos para hangares são outras áreas em que há cooperação.

Mais rotas para a Europa

Com objectivo de crescer, a TAAG tem manifestado interesse em somar mais rotas para a Europa, além das actuais ligações com Lisboa e Porto, sobretudo quando chegar o novo avião que permitirá alargar a sua oferta. “Em Maio [de 2014] vamos receber um Boeing 777-300 e em Junho ou Julho vamos abrir uma rota para Londres ou Paris”, avançava à Lusa, em Julho, o administrador da companhia, Rui Carreira. Em 2012, o tráfego da TAAG subiu 15%, para 1,1 milhões de passageiros.

Também a TAP tem crescido em África. Em 2013, o número de passageiros transportados de e para o continente – onde Angola é o principal mercado da companhia lusa – subiu 7,5%.

ana.serafim@sol.pt

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