sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Angola distinguida pelas reformas na aviação civil



O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, que recebeu, em Mombasa, o galardão que premeia o Executivo pelas reformas na aviação civil, declarou na ocasião que o pelouro que dirige vai manter os processos de reestruturação do sector.

Na cerimónia da atribuição do prémio, realizada na 45ª Assembleia Geral da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA), o ministro disse que a distinção "coloca a aviação civil", em particular, a TAAG, "como a face mais visível do transporte aéreo de Angola".
Augusto Tomás afirmou que a frequência quotidiana da TAAG em muitos países, também coloca Angola "nos lugares cimeiros do transporte aéreo a nível internacional e entre as companhias de aviação não apenas de África como do mundo inteiro".
A atribuição do prémio à Angola, sublinhou, é a distinção mais almejada por qualquer país no contexto da avaliação que a Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA) efectua anualmente sobre a evolução do sistema aeroportuário no nosso continente.
O ministro dos Transportes disse que a actuação do Ministério se vai centrar no reforço da segurança e da qualidade do transporte aéreo, com a promoção de boas práticas e trabalhando para "os custos operacionais das companhias continuarem tendencialmente a baixar sem perda de eficiência e competitividade". Augusto Tomás considerou que os impactos e o êxito da estratégia e das medidas políticas que tiveram tradução prática nas realizações do sector aéreo determinaram a atribuição do galardão à Angola.
O ministro realçou os esforços do Executivo para a redução dos custos operacionais das companhias e do aumento da segurança e qualidade do transporte aéreo, "as variáveis estratégicas mais determinantes da procura deste meio de transporte e factores indutores do aumento das receitas das transportadoras, da viabilidade económica da operação comercial e da rentabilidade dos investimentos".

Meio para a internacionalização

Augusto Tomás recordou que os transportes aéreos são um "instrumento fundamental do processo de internacionalização da economia angolana" e um elo importante da cadeia das relações entre países e sociedades comerciais. O aprofundamento da qualidade e da segurança na aviação civil, referiu, é determinante para manter a confiança, o gosto e a tranquilidade de quem viaja.
"As orientações e a estratégia de desenvolvimento patrocinada pelo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não apenas no domínio aeroportuário, mas em todos outros sectores da vida das populações e da actividade económica em geral, inserem-se numa linha de rumo que privilegia a promoção das relações económicas e de amizade com todos os povos do mundo, em particular com aqueles com quem, através da nossa companhia aérea, a TAAG, nos relacionamos mais intimamente no dia-a-dia em termos económicos e comerciais", sublinhou o ministro.
Augusto Tomás, que anunciou o programa de reestruturação do sector aéreo angolano, referiu a reabilitação, modernização e a construção de 17 aeroportos, três deles internacionais, e construção do outro Aeroporto Internacional de Luanda com capacidade anual para 15 milhões de passageiros.
O ministro dos Transportes falou também da preparação de uma nova estratégia e política para o transporte aéreo doméstico, que é proximamente discutida por especialistas, bem como da adopção e execução nos próximos quatro anos de "um programa abrangente e profundo para o controlo e segurança do tráfego aéreo".
Quanto ao sector aéreo, enumerou o programa de refundação da TAAG e da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, assim como da reestruturação do Instituto Nacional da Aviação Civil. 
Augusto Tomás também se referiu à formação permanente do pessoal "como o paradigma do processo de requalificação, expansão e modernização do sector do transporte aéreo" e um dos pilares da reforma em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário