sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Angola possui aeroporto alternativo para actual quantidade de voos

29-07-2013 | Fonte: Angop
Os aeroportos internacionais existentes no país, sobretudo em termos das suas infra-estruturas físicas, têm condições para a recepção da actual quantidade de aeronaves que voam para Angola, garantiu, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração da Enana, engenheiro Manuel Ceitas.


Segundo o entrevistado, as políticas de aviação, o crescimento económico, assim como a legislação vigente, que foi actualizada e reestruturada recentemente, estão na base do aumento destas operações de companhias de aviação, visto que sentem que o país possui céus seguros, acrescentou.


Para o engenheiro, sobretudo o Aeroporto Internacional da Catumbela, para além do Albano Machado, do Huambo, têm a capacidade de receber aviões de grande porte, como os Boeing-777-300, da nova frota da Taag, e aviões mais ou menos equivalentes, como os Airbus-340, 219-A, 330 e o 340-600.


Entretanto, disse, "eventualmente com algum trabalho podemos também capacitar estas estruturas físicas para receber o Airbus-380", sublinhou, garantindo ainda assim, que o país tem condições para receber outras aeronaves e temos estado a receber.


Referindo-se ainda ao aeroporto alternante, frisou que "a questão relaciona-se muito com a situação do tempo e clima, visto que o território nacional é grande e é propenso pensar-se que o estado do tempo é igual em todo o litoral, como pode não ser".


"Não sendo, sublinhou Manuel Ceitas, o alternante mais adequado a vir a ser ao aeroporto de Luanda poderá ser o Aeroporto Internacional da Catumbela, situado no litoral da província de Benguela, que tem estruturas para assim proceder".


Ainda assim, quando se achar necessário, por qualquer eventualidade, o aeroporto da Catumbela é a alternativa, reafirmou.


A respeito, disse ainda que geralmente as companhias aéreas e tripulações são elas que definem onde alternar em função dos dados que possuem, mas Angola, através do Inavic, tem informado "em que condições os aeroportos nacionais se encontram e esta informação existe que temos condições nos nossos aeroportos internacionais para receber aeronaves de grande porte", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário