sexta-feira, 7 de junho de 2013

Agência Europeia para a Segurança da Aviação


A Agencia Europeia para a Seguranca da Aviacao constitui a trave mestra da estrategia da Uniao Europeia em materia de seguranca da aviacao. A sua missao consiste em promover as mais elevadas normas comuns de seguranca e proteccao ambiental no sector da aviacao civil.

Uma estrategia comum
O transporte aereo afirmou-se como a forma mais segura de viajar. Com o constante aumento do trafego aereo, revela-se necessaria uma iniciativa comum a nível europeu destinada a manter o transporte aereo seguro e sustentavel. Enquanto as autoridades nacionais continuam a desempenhar a maioria das funcões operacionais, como a certificacao individual de aeronaves ou o licenciamento de pilotos, a Agencia desenvolve regras de seguranca e ambientais comuns a nível europeu. Monitoriza igualmente a aplicacao de normas mediante inspeccões nos Estados-Membros e disponibiliza a perícia tecnica, a formacao e a investigacao necessarias.

Rumo a um mercado único da aviacao
A Agencia Europeia para a Seguranca da Aviacao e ainda responsavel pela certificacao de tipo, ou seja, a certificacao de modelos específicos de aeronaves, motores ou pecas aprovados para operacao na Uniao Europeia. A indústria da aviacao beneficia de especificacões comuns, servicos eficazes em termos de custos e um ponto de contacto único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário