segunda-feira, 29 de abril de 2013

TAP aumenta ligações entre Portugal e Angola


A partir da primeira semana de Junho a TAP vai aumentar, de sete para dez, os voos semanais que realiza entre Portugal e Angola, avançou a responsável pelas vendas no mercado português, Paula Canada. Este aumento da oferta estará em vigor nos quatro meses de Verão, acrescentou.

«Nos últimos dois anos, temos sentido alguma redução na procura de viagens de lazer a partir de Portugal. O que tem agitado o mercado português é o corporate, cujos destinos estão muito saudáveis e a crescer. Maputo subiu mais de 50% no ano passado. E Luanda cresce a dois dígitos em termos de BSP [vendas através de agências de viagens]», justifica.

Para Paula Canada, o facto de mais empresas portuguesas apostarem na internacionalização e procurarem novos mercados tem dinamizado as rotas para África. Por isso, Luanda e Maputo são vistos como «dois mercados que têm imenso potencial», até porque sustentam o tráfego de negócios (corporate) da transportadora aérea de bandeira.

Actualmente Angola representa 20% da receita que a TAP gera a partir de Portugal. «Está constantemente a crescer e ainda tem mais potencial, porque a nossa crise vai ajudar a isso. Se calhar, se não estivéssemos em crise, poderia estabilizar». Mas assim «é a primeira linha e vai-se manter, porque há muitas empresas em Angola, e também devido a esta necessidade ainda maior de terem mesmo de procurar novos mercados», analisa.

Os quadros de consultoras e de construtoras lusas estão entre os principais clientes da ligação aérea entre Portugal e Angola que, por exemplo em Fevereiro, subiu 18% em vendas.

«Neste momento há um estrangulamento de oferta do nosso lado. Temos só sete voos e a TAAG tem 11. Temos uma ocupação média de 75% mas, nos dias fortes, por exemplo à quinta-feira de Luanda para Lisboa e à segunda-feira de Lisboa para Luanda, está a 100%», descreve. «Em todas as organizações do mercado português, Luanda é o destino número um. O Sudeste do Brasil, como o Rio ou São Paulo, está a arrefecer porque também cresceu muito», sobretudo na primeira metade dos anos 2000, nota.

Quanto à capital moçambicana, desde Abril que a TAP reforçou de três para quatro as ligações semanais a Maputo, mas entre Junho e Setembro passará a ter cinco. «Neste momento, não temos capacidade para pôr mais, mas é uma linha com imenso potencial. As empresas estão todas a ir para lá e há uma movimentação até dos agentes de viagens, que começam a ter escritórios na cidade», frisa.

No total da operação para África, em Março houve um crescimento de 5,2% no tráfego, o que leva a média do primeiro trimestre de 2013 para um aumento de 2,5%. A taxa de ocupação melhorou 2,6 pontos percentuais, fixando-se em 72,5% no final de Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário