sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aeroporto de Catumbela custou U$ 270 milhões

Aeroporto Internacional de Catumbela já está em serviço.  Inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é considerado alternativa ao aeroporto Internacional de Luanda.

"Antes, as alternativas eram os aeroportos de Brazzaville e de Kinshasa,  capitais de cada um dos dois Congos. Este problema deixa de existir», declarou o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás. O ministro avançou ainda que a obra orçou em 270 milhões de dólares.  Em voo a velocidade de cruzeiro, o aeroporto de Catumbela fica a 40 minutos de Luanda e, segundo dados em nossa posse, está concebido para receber cerca de 900 passageiros na hora de pico.

As áreas aeronáuticas do aeroporto foram dotadas de meios e equipamentos capazes de atender em simultâneo duas aeronaves do tipo Boing 777-300 e quatro do tipo Boing 767. Isto, no que respeita à placa de estacionamento e capacidade de escoar os passageiros a desembarcar e embarcar.

O aeroporto conta também com uma estrutura nas áreas de movimentos em toda a sua extensão reabilitada, modernizada e adequada a aeronaves de grande porte em uso por companhias de renome, como a do tipo B777-300 e foi equipada com sistema de balizagem luminosa, luzes de aproximação e sistema de aterragem de precisão por instrumentos do tipo ILS CAT I.

Nos sistemas de ajuda à navegação aérea, foram concebidas e implantadas tecnologias da última geração a nível de rádio-ajuda, comunicações, infra-estrutura civil, torre de controlo moderna, e, entre equipamentos diversos,  contam-se os do tipo DVOR/DME, Sistema  de rasteio de bagagem, CCTV, FIDS/BIDS, Informação de voos, Controlo de acesso, sistema horário, sistema de detenção e combate a incêndios.

No que concerne a segurança aeroportuária das áreas de movimentos, foi construída uma vedação a todo o perímetro do aeroporto, para além dos sistemas e meios electrónicos instalados nos edifícios.  Consta que a estratégia do Executivo através do Ministério dos Transportes passa pelo desenvolvimento aeroportuário do país, cujo objectivo está direccionado para o potencial do sector económico da região Sul.

É neste sentido que o município de Catumbela, na província de Benguela, conta com um aeroporto internacional, o primeiro com manga de embarque e desembarque a nível do país.

Inicialmente este aeroporto foi concebido para atender trafégo aéreo militar e, de quando em vez, algumas aeronaves  civis. Sendo Benguela palco de muitas realizações internacionais, o Executivo decidiu dar maior dignidade à provincia com a construção de um aeroporto internacional.

A realização do AFROBASQUEST 2009 e do CAN 2010 apressaram a construção de um aeroporto internacional na província de Benguela,  o segundo pólo de desenvolvimento do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário