quinta-feira, 24 de maio de 2012

ENANA estende Serviços de Informação Aeronáutica a região África/Indico


Angop
Serviços de informação aerounática da Enana vão estender-se a região África/Índico
Serviços de informação aerounática da Enana vão estender-se a região África/Índico
Luanda - Os Serviços de Informação Aeronáutica "AIS" da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) deverão estender-se a região África/Indico, disse hoje, em Luanda, o administrador da empresa para a Navegação Aérea, Emanuel Candengue.
Em declarações à Angop, o administrador da ENANA revelou que, presentemente, os referidos serviços funcionam unicamente nos aeroportos de Luanda e de Cabinda, mas em função das recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), para a região AFI (zona África/Indico), deverão estender-se a referida zona.
De acordo com Emanuel Candengue, para prestar um serviço melhor a aviação civil nacional, a ENANA tem em perspectiva a instalação dos AIS nos aeroportos de Catumbela (Benguela), Lubango (Huíla) e, eventualmente, do Luena (Moxico), cujo projecto está, ainda, em estudo.
Desta forma, e em função das normas da ICAO, Angola passará a reportar os dados sobre as suas operações de voo, as suas congéneres da África do Sul e do Congo Brazzaville.
O administrador considerou que com este atendimento regional, o controlo da informação aeronáutica será melhor efectuado, esperando que os técnicos sejam treinados e habilitados a servir a navegação aérea no país e na zona, nas novas condições a serem criadas.
Revelou que, para levar a cabo o projecto a ENANA programou um plano de formação de quadros e de superação dos seus técnicos, na medica em que, conta presentemente com 50 trabalhadores da área no aeroporto de Luanda, enquanto que a província de Cabinda actua com apenas quatro especialistas.
O AIS é o serviço responsável pela recolha, tratamento e difusão da informação aeronáutica relevante, conducente a uma operação da aviação civil eficaz e segura

Nenhum comentário:

Postar um comentário