quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aparelho transportava altas patentes do Exército 26 mortos em queda de avião militar em Angola

Um avião militar angolano despenhou-se hoje, às 11h50 locais (mesma hora em Lisboa), durante uma manobra de descolagem no aeroporto da cidade do Huambo, no centro do país, matando 26 pessoas.



Entre os mortos estão três generais das Forças Armadas Angolanas, informou a agência de notícias angolana, Angop.

Luis Caetano, porta-voz das autoridades da província do Huambo, disse à BBC online que o aparelho caiu logo após levantar voo. Seis pessoas, anunciou, sobreviveram, incluindo o piloto e co-piloto. As primeiras informações davam conta de 36 passageiros a bordo e de 30 mortos, mas Caetano corrigiu, dizendo que eram 32. Dos 26 mortos, 20 são do sexo masculino e seis do feminino. A maior parte dos passageiros eram militares.

O semanário Sol adianta na sua edição online que dois dos generais mortos são David Salvador Katata 'Wenda' e Loló Kizua; e que outra das vítimas é o brigadeiro Kalia. Um sobrevivente que está hospitalizado disse a este jornal que o acidente foi muito rápido e que o piloto parecia consciente de que estava a ocorrer uma falha técnica.

Segundo os dados que a Angop e a Lusa avançavam, o avião, de fabrico brasileiro (Embraer), não ganhou altitude ao levantar voo, inclinou-se e, antes de cair, a parte de trás pegou fogo. As causas da queda estão a ser investigadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil de Angola.

Um comentário:

  1. Que tristeza. Sinto muito pelas famílias das vítimas. Que encontrem algum conforto na palavra de Deus.

    ResponderExcluir