quarta-feira, 27 de julho de 2011

Administrador da TAAG apela para modernização do Serviço de Informação Aeronáutica

O administrador operacional da Transportadora Aérea Angolana (TAAG), Rui Carreira, apelou hoje (terça-feira), em Luanda, para que o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) seja modernizado, em função das inovações tecnológicas actuais da aviação e o tipo de aparelhos que o país adquiriu.
 
O responsável da transportadora apresentou a sua posição em entrevista à Angop, quando comentava a questão ligada ao actual quadro do AIS em Angola, assim como a sua importância para a garantia de operações de voos e navegação aérea segura, tendo em conta que algumas frequências de rádios e equipamentos usados estão já ultrapassados em função da comunicação via satélite.
 
Segundo o interlocutor, apesar de o serviço prestado pelo Departamento de Gestão de Informação Aeronáutica da Direcção de Navegação Aérea da ENANA garantir uma operação de voos segura em Angola, "espero que os serviços do AIS sejam ainda mais modernizados e melhorados com a introdução de novos equipamentos modernos".
 
No entender do comandante de aviação, "estando tais aparelhos ligados a sistemas de informação via satélite, a informação aeronáutica produzida por esses serviços vai tornar o sinal informativo muito mais fiáveis e céleres", afirmou.   
 
Rui Carreira reafirmou que o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) é muito importante na operacionalização de qualquer companhia aérea e, principalmente, das entidades de navegação aérea e gestão aeroportuária, no caso de Angola a ENANA.
 
Através do AIS, explicou, as companhias depositam os seus planos de voos na área do "Despacho" do referido departamento, que faz a sua difusão ao longo das "Zonas de Informação Regional (FIRr)", destinos e aeródromos situados na rota da aeronave, para que as entidades de navegação aérea tenham o conhecimento da operação, e quais os níveis de altitude, velocidade e outras componentes da mesma.
 
De acordo com o entrevistado, as comunicações são um elemento muito importante em termos de acompanhamento e segurança de voos, daí que "o AIS para nós (pilotos) é muito importante, disse, acrescentando que "o seu funcionamento cabal acaba por transmitir às companhias um sinal de segurança e de que os seus voos estão a ser acompanhados pelas entidades de tráfego aéreo internacional (IATA e ICAO), bem como as FIR)".
 
Sendo o AIS o órgão encarregue de fazer a produção e a distribuição de informação aeronáutica por parte de ENANA, a TAAG tem tido um bom retorno do trabalho desenvolvido pelo referido serviço.
 
No entanto, "nós temos notado algumas falhas, mas isto é normal no mundo da aviação de momento e, quando tal ocorre, temos comunicado aos responsáveis do referido órgão no sentido de fazer uma melhor gestão e fazer mais melhorias de formas a servir melhor as operadoras, quer nos voos domésticos, regionais e internacionais", disse Rui Carreira.
 
Neste contexto, quanto aos voos internacionais, anunciou, ultimamente tem surgido algumas observações, principalmente da parte da Euro-Control, que tem reclamado que as informações dos voos da TAAG com destino à Europa não têm sido completas, daí que "nós temos estado a investigar a situação para ver se se ultrapassa tal lacuna", pontualizou o administrador da transportadora.

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