terça-feira, 14 de junho de 2011

Angola: Encontrado Avião de guerra enterrado numa escola no Cunene

Na província do Cunene, sul de Angola, mais de mil alunos de uma escola primária estão há duas semanas impedidos de assistir às aulas porque foi encontrado enterrado dentro do recinto escolar um avião de guerra.

O aparelho foi descoberto no dia 28 de maio, quando um grupo de trabalhadores da escola Okapacopaco, na cidade de Ondjiva, capital da província, cavava um buraco para depositar lixo.

Nesse dia, a direção da escola resolveu suspender as aulas, sobretudo porque foi encontrado perto do local um míssil de fabrico sul-africano, entretanto já removido por uma brigada de desminagem das Forças Armadas Angolanas (FAA).

O diretor da escola, Eduardo Shahuapala, disse que os trabalhos de escavação para a remoção do avião estão concluídos, aguardando-se apenas a chegada de técnicos afetos à brigada de desminagem das FAA para a retirada do aparelho.

Segundo o diretor, retirar apenas o aparelho do recinto escolar não vai tranquilizar as pessoas, defendendo que é necessário que se faça depois uma vistoria mais minuciosa ao local, para se apurar a existência ou não de mais engenhos explosivos, que não ponha em risco a vida dos alunos e dos moradores ao redor da escola.

"Enquanto não chegarem os técnicos especialistas, a direção da escola não permite que os alunos estudem, tendo em conta que é um grande risco", disse o diretor, em declarações à agência de notícias angolana ANGOP.

De acordo com Eduardo Shahuapala, o avião parece ter sido enterrado naquele local há vários anos, onde em 1997 foi construída a escola, no âmbito do programa do Fundo de Apoio Social.

Angola chegou a ser considerado um dos países mais minados do mundo e a província do Cunene, no sul do país, palco de várias batalhas, foi uma das mais minadas do país, estando ainda a decorrer trabalhos de desminagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário