quarta-feira, 13 de abril de 2011

Angola: Aviões da TAAG estavam parados após incidentes retomam voos

TAAG, anunciou hoje que já retomou os seus voos intercontinentais, suspensos no final de 2010, com os seus três Boeing 777-200ER, depois de incidentes registados com duas dessas aeronaves.

A TAAG viu-se obrigada a suspender os seus serviços com este tipo de aeronaves, depois de problemas registados nos seus motores, nos voos de 06 e 23 de Dezembro, nos percursos Lisboa/Luanda e Luanda/Dubai. 

Nos dois voos, as aeronaves da TAAG, após o procedimento de descolagem, foram obrigadas a aterrar de emergência devido à perda de algumas peças do motor do tipo GE90-94B. 

Em declarações ao Jornal de Angola, Carlos Vicente, do gabinete de Comunicação e Imagem da TAAG, anunciou a retomada dos voos com este tipo de aeronaves, salientando que os motores foram reparados pelo seu fabricante, a General Electric (GE). 

Para Carlos Vicente, a reparação dos motores permite maior segurança aos clientes, que a companhia pretende recuperar com a melhoria da prestação de serviços. 

Segundo o responsável pela comunicação da TAAG, após os incidentes a companhia pôs em prática um Programa de Controlo de Motores, recomendado pela GE e a Boeing, bem como um outro de recuperação dos motores afectados. 

As investigações levadas a cabo pela fabricante dos motores concluíram que "um desgaste anormal dos injectores, similar aos verificados pela GE num outro operador", estavam na base dos problemas. 

"A solução encontrada foi a remoção dos motores e a colocação de novos injectores, inclusive nos que não haviam sido afectados por aquela anomalia", refere um comunicado da TAAG. 

A companhia aérea anunciou para meados deste ano o reforço da sua frota de longo curso, com a aquisição de mais duas aeronaves do tipo 777-300ER, que se juntam aos três Boeing 777-200ER. 

Após estes incidentes, a TAAG veio a público anunciar que a companhia aérea angolana enfrentava "o período mais difícil da sua história", com a inoperacionalidade dos seus quatro aviões utilizados em voos intercontinentais. 

Este cenário surgia cerca de um ano após a União Europeia ter autorizado, parcialmente, o regresso dos aviões da TAAG ao espaço aéreo europeu, vetado por razões de segurança desde 2007, ano em que a companhia foi colocada na lista negra da UE. 

O rol de avarias começou em Outubro, num voo que devia ligar o Rio de Janeiro a Luanda, seguindo-se o de 6 de Dezembro, ocorrido na viagem entre Lisboa e Luanda, que causou estragos e vítimas na região de Almada, depois da perda de algumas peças do motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário