segunda-feira, 21 de março de 2011

Venda de caças à FAB está na pauta

Durante a visita de Obama, os americanos deverão ainda fazer lobby pelos caças F-18 Super Hornet, da Boeing, no processo de seleção para a compra de 36 novos caças destinados à Força Aérea Brasileira (FAB).
O processo, chamado de FX-2, foi suspenso pelo Brasil, por razões orçamentárias, mas um dos entraves à escolha dos americanos seria o fato de o Brasil desejar que o negócio envolvesse uma transferência mais ampla de tecnologia.

O caça norte-americano F-18 Super Hornet está no páreo no processo de escolha de aviões para a Força Aérea Brasileira

 
Clique para Ampliar 

Clique para Ampliar

 
A presidente Dilma Rousseff parece estar se inclinando a favor da Boeing, e Washington tem esperança de avanços nas discussões, embora nenhuma conversa importante seja esperada desta vez.
A decisão surpresa de Dilma em janeiro de reiniciar o processo foi um dos mais recentes sinais de uma mudança em favor dos EUA sob seu governo.

Acordo com a Nasa

Ontem, Brasil e Estados Unidos assinaram um acordo na área espacial de cooperação com a Nasa (a Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica para uso pacífico do espaço) para pesquisa, desenvolvimento e fabricação de veículos lançadores ao espaço. Também estão previstas, conforme o documento, atividades de treinamento e o desenvolvimento de programas ou projetos de cooperação para o monitoramento do planeta e operações espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário