segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quinze companhias de aviação nacional licenciadas para operar no país

Luanda – Quinze (15) companhia nacionais de aviação estão, até ao momento, licenciadas e autorizadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) a operar no espaço aéreo angolano, anunciou hoje (segunda-feira) à Angop, em Luanda, o director de Segurança Operacional da instituição, Francisco Chocolate.

 
Francisco Chocolate explicou que apesar das 15 estarem licenciadas apenas as Linhas Aéreas de Angola (TAAG) possui a certificação técnica concluída.
 
As demais (14), independentemente de realizarem as suas operações de voos, aguardam pelo processo de conclusão da sua certificação técnica, decorrendo ao mesmo tempo uma supervisão para ver como elas têm desenvolvidos as suas operações.
 
Tratam-se das companhias Sonair, Air -26, Diexim Expresso, Alada, Gira-Globo, Guicango, Chicoil, Angola Air service, Aero Jet, Air Gemini, Limalongo, Eliangui, Mavewa e Rui Conceição.
 
"Muitas destas companhias estão no mercado há muito tempo e na altura ainda não tinha sido aprovada, pela Assembleia Nacional a lei sobre Aviação Civil em Angola",
instrumento que veio revitalizar funcionamento do sector dai é que elas as (companhias) ainda voam com certas condicionantes", referiu .
 
Informou que estas transportadoras foram vistoriadas e consideradas sem requisitos para a sua certificação técnica, tendo em conta as recomendações da ICAO, IATA e da própria legislação em vigor.
 
A Transportadora Aérea Angolana (TAAg) convidou o ano passado as demais operadoras do mercado para um encontro em que procurou passar a sua experiência, em termos de gestão e de procedimentos, que levaram à certificação da sua actividade pelo INAVIC, segundo a nova Lei da Aviação Civil, em vigor desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário